quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O primeiro dia da Escola


O Primeiro Dia de Escola tem um simbolismo grande, que talvez só os adultos compreendem. Algumas crianças pressentem qualquer coisa e partilham com os pais o nervosismo de entrar na escola. A Escola Sentada, como lhe chama a Ema. Porque vão passar o dia sentados. A mãe ficou mais descansada de saber que não era mesmo o dia todo, mas alguma parte dele, em blocos não tão longos assim.
Para nós há muita coisa a ajudar: a escola não é nova, os colegas são os amiguinhos já conhecidos, a professora já era conhecida deles (mais do que de nós) e tem vontade de dar aulas e de estar com um grupo novo de meninos e meninas (convém, apesar de não ser assim tão comum).
Para os pais é um passo maior, em que fazemos a nossa filhinha crescer à força, encaixar-se nas linhas rectas de cadernos novos, aprender a pensar como os grandes, como nós, como toda a gente, com regras ortográficas, gramaticais e de lógica que até aqui não entravam nas conversas. Crescer é bom, crescer com os filhos e filhas também, mas não quer dizer que não nos sintamos pequeninos de novo, a passar portas maiores que nós e mais pesadas do que nossos braços conseguem abrir.
Vamos lá para a escola!